Rota Bonito Serra da Bodoquena

Bela Vista

Destinos

Bonito é uma cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A área circundante é conhecida pelos rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes.

 

O Abismo Anhumas é uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho num lago subterrâneo. Bandos de araras criam ninhos no profundo Buraco das Araras, de cor ocre.

Quando ir

Dá para ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações – aproveite para acompanhar a programação do Festival de Inverno, em julho.
Entre dezembro e janeiro, durante as férias escolares de verão, as cachoeiras ficam mais volumosas, mas a procura pelos passeios é enorme e as chuvas podem deixar as águas turvas.

COMO CHEGAR

Ir até Bonito é mais prático – a Azul voa pela rota Campinas-Bonito-Corumbá, com escala em Corumbá na ida ou na volta, dependendo do dia da semana. Do aeroporto até o centro da cidade, são 15 km e é possível fazer o trajeto de táxi, transfer e carros alugados.
Mas também é possível ir até Campo Grande, que tem mais opções de voo e pode ser mais barato. Da capital sul-mato-grossense, é preciso seguir de transfer ou carro alugado por 300 km de estrada (cerca de 3h30 de viagem) – o melhor caminho é via Sidrolândia, que não passa por estradas de terra. A viação Cruzeiro do Sul faz o trajeto de ônibus diariamente, em uma viagem que dura entre quatro e seis horas e meia.
Busque hospedagem em Bonito no Airbnb.

O QUE LEVAR


Estar bem-preparado é tudo quando se trata de turismo ecológico. Por isso, aqui vão alguns itens essenciais para carregar na mochila durante os passeios: binóculos, câmera fotográfica, papete (melhor opção para trilhas e cachoeiras), água, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

ATRAÇÕES

Os passeios de Bonito podem ser divididos em algumas categorias. Nas flutuações, atrações máximas da cidade, a correnteza te leva por águas cristalinas, enquanto cardumes de diversas espécies nadam ao seu lado. As do Rio da Prata, do Rio Sucuri e do Aquário Natural são destaque; na Nascente Azul, o visual é exuberante e o passeio inclui outras atrações do balneário, como o Museu Subaquático que foi inaugurado em outubro de 2021. A flutuação da Barra do Sucuri também é uma opção.

Entre as grutas, os destaques são a Gruta do Lago Azul, com um lago de um tom azul mágico, quase irreal e as Grutas de São Miguel, cujo passeio começa em uma trilha suspensa e segue gruta adentro, cheia de estalactites, estalagmites e outras formações geológicas.
A Boca da Onçaé a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros de altura, mas a trilha ecológica da Boca da Onça, com 4 km, passa por outras dez quedas. Outras opções são o Parque das Cachoeiras, com seis cachoeiras e a Estância Mimosa, com nove paradas para banho.

Das atrações de aventura, o Abismo Anhumas é a mais radical: primeiro, é preciso passar por uma estreita fenda no chão e descer de rapel por 72 metros de altura, até um lago cristalino. A novidade é que agora há um motor que facilita a subida e a descida, tornando mais acessível a caverna submersa. Lá, é possível flutuar ou mergulhar com cilindro (para mergulhadores certificados) e observar os enormes cones de calcário. Outros bons passeios para quem quer adrenalina são os mergulhos na Lagoa Misteriosa (que também oferece flutuação) e o boia cross e o arvorismo do Hotel Cabanas.